respublica

terça-feira, novembro 09, 2004



O OUTRO LADO DA QUESTÃO O Daniel Oliveira, do Barnabé, indignou-se com uma reportagem da SIC sobre Marwan Barghouti:

"Acabei de ver uma reportagem de um senhor que, na SIC, passa por jornalista: Henrique Cymerman. Era sobre Barghouti, o homem que, segundo as sondagens, os palestinianos quariam ver a suceder a Arafat. Fiquei apenas como uma dúvida: Cymerman montou a reportagem que o governo israelita lhe deu ou passou-a em bruto?"

Não vi a reportagem em questão, mas conheço o trabalho de Henrique Cymerman, e considero-o um bom profissional. Imagino que na dita reportagem ele tenha transmitido a "outra" imagem de Barghouti, que certa esquerda quer esconder do mundo: a de um assassino a sangue frio. Cymerman terá feito o que se espera de um jornalista: dar voz a todos os lados da questão.

Nunca vi Daniel Oliveira protestar contra a parcialidade dos media anti-Bush ou anti-Sharon... calculo que para Daniel Oliveira, tal questão não se coloque, uma vez que esses media fazem "jornalismo" e estão do "lado certo"!

Além disso, não consigo compreender porque é que a extrema esquerda se continua a iludir com "heróis românticos", mesmo quando estes são terroristas, ladrões, assassinos ou aldrabões. É pena que assim seja, porque prejudica as causas que a extrema-esquerda diz defender, algumas delas muito meritórias (como é o caso da luta pela independência da Palestina).