respublica

terça-feira, novembro 09, 2004

UMA VITÓRIA DA CIVILIZAÇÃO O Ministério Público acusou formalmente os autores das "praxes" violentas infligidas a uma "caloira" da Escola Superior Agrária de Santarém, pelo crime de "ofensa à integridade física qualificada".

É chocante saber que este tipo de situações ocorrem precisamente nos locais onde era suposto cultivar-se o Saber, a boa educação e a elevação intelectual e moral. Sob a capa da "tradição" escondem-se por vezes autênticos criminosos, que se divertem infligindo abusos sobre os mais fracos. A Justiça tem de actuar de forma exemplar, de forma a previnir que estes casos se voltem a repetir.

Todavia, este tipo de situações continuarão a verificar-se enquanto as "praxes académicas" se basearem na coacção moral e psicológica sobre os novos alunos ("podes escolher não ser praxado, mas depois não podes participar na vida académica...").

No nosso tempo, que é o da consagração das liberdades individuais, existe apenas uma forma de evitar a extinção definitiva - a médio ou longo prazo - das "praxes académicas": modificar o seu conteúdo e reestruturar a sua "ideologia". Aliás, foi através dessa contínua reinvenção que as praxes chegaram até aos nossos dias (a este respeito, recomendo a leitura do meu post "Dura praxis, sed praxis", no blog "Cadernos Minhotos").