respublica

quarta-feira, novembro 10, 2004



ARMISTÍCIO Amanhã, 11 de Novembro, assinala-se o 86º aniversário da assinatura do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

Quando estava no 6ºAno do Ciclo Preparatório, o meu professor de História definiu este conflito como uma luta entre os "bons e os maus". O docente acrescentou ainda que "em todas as guerras existem dois lados: os bons e os maus". Eu tinha apenas 10 ou 11 anos, mas nunca esqueci esta frase... porque já naquela altura me pareceu tremendamente disparatada. Aliás, a partir de então passei a "filtrar" tudo o que os meus professores de História ensinavam.

A Grande Guerra não foi uma luta entre os "bons" e os "maus". Foi um conflito entre potências que pretendiam expandir os seus impérios e a sua hegemonia. Uma das guerras mais estúpidas e inúteis da História, e que esteve na origem das muitas tragédias que ocorreram ao longo do século passado. Os próprios vencedores saíram derrotados, à excepção dos Estados Unidos; de facto, a França e a Inglaterra conseguiram apenas uma triste vitória de Pirro, que assinalou o início do seu declínio enquanto potências mundiais.

Portugal também participou na "Guerra de 14", como ainda hoje é recordada pelos nossos idosos. Também na minha família a Grande Guerra continua a ser recordada: o meu avô materno combateu na Flandres, tendo sido vítima dos gases venenosos lançados pelos Alemães. Morreu trinta anos depois, sofrendo ainda de sequelas daquela intoxicação. O meu avô paterno teve mais sorte: tal como a maioria dos jovens (portugueses) seus contemporâneos, tentava evitar a ida para uma guerra com a qual nada tinha a ver. Engendrou então um hábil estratagema: na véspera do embarque para a Flandres, o meu avô deu uma valente vassourada num oficial superior (!), o que lhe valeu uma estadia de alguns meses numa prisão militar. E quando foi libertado, a guerra tinha terminado! O meu avô não era covarde - aliás, tal como prova a sua posterior vida militar; simplesmente, sentia que aquela não era a "sua" guerra.

_____________________

PS: Encontrei um interessante site sobre a Primeira Guerra Mundial, cuja visita recomendo.