respublica

segunda-feira, julho 31, 2006

FACTOS Eis alguns factos de que os "defensores da paz" se esquecem:

1. O Hezbollah combate Israel apenas porque é para tal mandatado pelo Irão e pela Síria. Israel abandonou o Líbano em 2001. Não existem lá territórios ocupados ou colonatos. Porquê o lançamento de rockets e o rapto de soldados israelitas?

2. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, quem mais terá a lucrar com a destruição do Hezbollah não é Israel, mas sim o Líbano. O Líbano só conseguirá voltar a viver em paz e em democracia quando o seu governo controlar todo o território nacional e as milícias forem completamente desarmadas.

3. O Hezbollah serve-se de populações civis e de funcionários da ONU como escudos humanos.

4. O Hezbollah tem apenas dois objectivos: a destruição do Estado de Israel e o alargamento da esfera de influência xiita na região.

3 Comments:

  • Em tempo de férias, sou franco, não apoio ninguém. Primeiro porque o meu apoio nenhuma diferença faz, segundo porque uma guerra dificilmente determina quem está certo. Quem sobrar no fim verá a sua vontade feita: é essa a vantagem de se sair vitorioso. Reduzo-me à minha insignificância, pego nas pipocas e assisto no telejornal aos combates com a mesma passividade com que contemplo um filme do Steven Seagal. Com este calor é difícil discutir política. Se ainda estiver alguém vivo em Setembro depois falamos.
    Abraço e boas férias.

    By Blogger Hugo Monteiro, at quarta-feira, agosto 02, 2006 3:46:00 da tarde  

  • e tudo isso, que subscrevo completamente, torna o ataque das Israeli Defense Forces "a civis ou a objectos civis sem uma vantagem militar clara que o justique" menos criminoso aos olhos da International Humanitarian Law, certo?

    O que é que o Hezbollah fez ao lançar cegamente rockets contra Israel? Um crime de Guerra, sem a menor dúvida.

    Mas a podridão ideológica que domina o Hezbollah nunca poderá justificar as atrocidades das IDF sob pena de se tornarem precisamente naquilo que justificou a sua agressão.

    By Blogger MiM, at quinta-feira, agosto 03, 2006 7:08:00 da tarde  

  • Os ataques contra civis são sempre criminosos. A diferença está em atacar deliberadamente - coisa que o Hezbollah sempre fez -, e em matar civis por engano ou de forma não-intencional. O Hezbollah faz ainda pior: usa civis como escudos humanos, apenas para fins de propaganda.

    By Blogger Gabriel Peregrino, at quinta-feira, agosto 03, 2006 7:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home