respublica

quarta-feira, maio 17, 2006



ROTINAS No que diz respeito a horários de trabalho, a maioria das empresas portuguesas têm rotinas curiosas. Senão vejam:

1. O trabalhador dedicado é aquilo que trabalha todos os dias até as 9 da noite. Não interessa se durante o dia fez 15 pausas para café ou cigarros. O que importa é "mostrar serviço", i.e., sair tarde.

2. Quem cumpre as suas tarefas de forma rápida e eficaz, de forma a sair do trabalho a horas decentes, é visto como pouco esforçado e pouco profissional. Ou seja, penaliza-se a eficiência e a rapidez.

3. Muitas entidades patronais não compreendem que o trabalhador mais produtivo é aquele que consegue ter tempo para uma vida familiar equilibrada e feliz. Pessoas que se sentem bem consigo mesmas trabalham mais e melhor.

E muito se poderia dizer ainda...

2 Comments:

  • O público de ontem tem no seu suplemento um excelente artigo sobre empresas que sabem motivar os trabalhadores.

    By Blogger Fabiano, at sexta-feira, maio 19, 2006 9:44:00 da manhã  

  • mas já assisti ao contrário! Em que o lema dos patrões era "se ficas cá até tarde, é porque não és eficiente e não conseguiste fazer o trabalho nas horas que te competem"! E isto independemente da quantidade de trabalho que há para fazer! Assim também não motiva! Na minha opinião, não se pode generalizar demais acerca destas situações porque depende em muito da entidade patronal!

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, maio 24, 2006 6:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home