respublica

terça-feira, março 09, 2004




DEUS E O AMOR Meio a sério meio a brincar, o Alex escreveu o seguinte, no fim de um post dedicado à beleza feminina:

"Dedico [o post] também ao Filipe, que apesar de gostar de Teologia, creio não ter estudado tão bem este tema tal como ele merecia... e este é o estudo Teológico que mais rapidamente e seguramente recompensa o estudioso (isso garanto eu)... ainda por cima tem umas colegas muito giras e inteligentes... quem sabe depois de bem estudado este assunto da mais alta Teologia não mudavas de opinião sobre o aborto e outras coisas..."

Enganas-te, Alex; a beleza das mulheres é mais uma razão para eu crer em Deus. E acredita que me tenho dedicado a um intensivo estudo (de campo!) nesta matéria, estudo esse que me permitiu chegar a uma conclusão: Deus criou o homem para a mulher e a mulher para o homem; logo, Deus abençoa o amor entre ambos, e a sexualidade é uma dádiva do Criador à Humanidade. Mas o que é o amor? O prazer físico? O vulgar engate? Não creio. E o que é a beleza? Existe apenas nos rostos perfeitos e nos corpos esculturais? Não creio.

Retribuindo a tua amabilidade, recomendo-te a leitura do belíssimo livro bíblico do Cântico dos Cânticos. Aqui fica um excerto:

"Sou o narciso de Saron, o lírio dos vales. Como o lírio entre os espinhos, assim é minha amiga entre as jovens. Como a macieira entre as árvores da floresta, assim é o meu amado entre os jovens; gosto de sentar-me à sua sombra, e seu fruto é doce à minha boca. Ele introduziu-me num celeiro, e o estandarte, que levanta sobre mim, é o amor.

Restaurou-me com tortas de uvas, fortaleceu-me com maçãs, porque estou enferma de amor. Sua mão esquerda está sob minha cabeça, e sua direita abraça-me. Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e corças dos campos, que não desperteis nem perturbeis o amor, antes que ele o queira. Oh, esta é a voz do meu amado!"
(Cântico dos Cânticos, 2,1-8)