respublica

segunda-feira, março 08, 2004

A CONDIÇÃO HUMANA A Rute comentou o caso dos panfletos com imagens chocantes, escrevendo o seguinte: "Se os defensores do aborto assim o pretendessem, também poderiam chocar o "inimigo" com imagens de crianças maltratadas pelos pais, muitas vezes negativamente surpreendentes... Poderiam expor a fome, as queimaduras, contusões, cortes profundos e rostos sofridos de milhares de crianças deste mundo, alegando que estas são as consequências do nascimento de um filho indesejado ou num meio de impossibildades... Mas creio que a razão, a simples razão, não necessita de pseudo-argumentos como estes."

Antes de mais, devo dizer que discordo e que me desassocio por completo dessa triste iniciativa da associação "SOS Vida", tal como a generalidade daqueles que se opõem ao aborto (pelo menos, os que conservam um pouco de lucidez e sensatez). No entanto, e independentemente de tais considerações, gostava de comentar este texto da minha amiga Rute.

A morte não é solução para nada. Em vez de pedirem a morte de seres inocentes de modo a poupá-los aos sofrimentos da vida, os pró-aborto deviam lutar para que situações como as acima descritas não continuem a verificar-se em pleno século XXI. As "as queimaduras, contusões, cortes profundos e rostos sofridos de milhares de crianças deste mundo" não são consequência do "nascimento de um filho indesejado ou num meio de impossibildades", mas sim resultado da maldade humana, fenómeno que sempre existiu e existirá. Nunca antes a raça humana experimentou semelhantes níveis de riqueza e bem estar; pela primeira vez na história da Humanidade, temos todos os meios possíveis e imaginários para que todas as crianças usufruam de condições de vida minimamente aceitáveis. Os movimentos pró-aborto deviam por isso gastar o seu tempo e as suas energias a lutar para que as crianças "indesejadas" (sic) tenham os mesmos direitos e oportunidades que as restantes.

Além disso, quem somos nós para nos arrogarmos ao direito de decidir quem pode ser feliz ou não? E o que é a felicidade? Alguém saberá?