respublica

sexta-feira, março 05, 2004




IMAGENS CHOCANTES É de lamentar a distribuição nas escolas de panfletos com imagens chocantes de alegados abortos. A notícia caíu como uma bomba, dando argumentos aos movimentos pro-choice e, claro, aos lobbies anti-católicos. Lêem-se já as habituais imprecações contra a padralhada (basta ler os comentários ao post do Barnabé sobre este assunto), pondo tudo no mesmo saco. A insensibilidade, a estupidez e o fanatismo do padre que ordenou a distribuição dos referidos folhetos é tida como extensível a todos aqueles que se opõem à liberalização do aborto. Um disparate; como sempre, a estupidez reage à estupidez.

Não vi os referidos panfletos, mas a descrição feita pelos media parece suficientemente elucidativa. A imagem do feto vendido para churrasco será, sem dúvida, a que mais inquietações levanta. Como é que alguém pode fazer uso de um argumento tão notoriamente falso e disparatado? E como é que alguém ousou mostrar semelhante barbaridade a crianças de seis anos?

Todavia, seria bom que alguns adultos se familiarizassem com a barbaridade que é o aborto. Bem sei que a opinião pública dominante não gosta de ver coisas desagradáveis. A fome, a miséria, a doença e a morte são coisas que não gostamos de ver. Sabemos que existem, mas não as queremos vislumbrar e muito menos ter por perto. Passa-se o mesmo com o aborto: demora apenas cinco minutinhos e não dói nada, quer acreditar a nossa boa consciência. Todavia, talvez não seja um processo assim tão limpo.