respublica

sexta-feira, janeiro 23, 2004

AINDA O ABORTO o Alex respondeu ao meu post, não respondendo... diz ele que "(...)A igreja, o Filipe e o Paulo Portas não vão salvar nenhuma criança! Toda a vossa argumentação é completamente irrelevante! A questão não está em salvar crianças!" Pelo contrário, Alex. Ainda que se salve uma só criança já terá valido a pena. Mas concordo contigo quando dizes que a proibição, por si, não resolve o problema. Há que apostar no planeamento familiar e na implementação de medidas protectoras da maternidade. Os fetos são seres humanos, e como tal devem ser defendidos. Quanto à argumentação, é pena que muitos defensores do aborto se limitem a repetir chavões e não a argumentar! E porquê? Porque não conseguem provar que o feto não é um ser humano e que, como tal, não tem direito a viver.

O Alex continua, dizendo: "Acham que liberalizar o aborto vai provocar mais abortos? Porquê? As mulheres vão engravidar mais, de propósito, só para fazerem abortos? Ridículo." Claro que ninguém vai engravidar para fazer abortos de propósito. Mas a tendência em países como a Suécia, França e Holanda é no sentido de aumentar o número de abortos, talvez porque algumas pessoas o começam a ver como algo banal.

"Filipe, toda a gente é contra o aborto, toda a gente. Incluindo eu próprio e as mulheres (talvez uma em cada 3) que abortam. Ninguém aborta porque quer, mas sim porque tem de fazer. As que o fazem sabem de antemão que ficam com um peso na consciência, se é que não vão morrer, arranjar graves problemas médicos, incluindo ficar estéreis!"

Compreendo o sofrimento e a dificuldade que uma decisão dessas acarreta. Mas não admito que se mate um ser humano por este ser incómodo. Ou por os outros acharem que ele não vai ser feliz. Ninguém pode pôr termo à vida de outrém em função dos seus próprios interesses ou opiniões. E se todos são contra o aborto, então que façam algo no sentido de defender a maternidade e implantar medidas efectivas de planeamento familiar.

"Se não podemos salvar os fetos (óbvio), ao menos salvemos as mulheres."

Com certeza. Mas e porque é que não podemos salvar os fetos? É assim tão óbvio porquê? Já agora, legalize-se também o homicídio. Seria tudo muito mais cómodo, mais limpo e humano, se as pessoas fossem assassinadas com todos os cuidados médicos...