respublica

sábado, janeiro 22, 2005

O EMPOBRECIMENTO SOCIAL do interior do país é um tema que surge recorrentemente nas notícias, insinuando-se como um ruído irritante que tentamos ignorar. Inevitavelmente este é um problema que vai acabar por nos cair em cima como uma triste realidade irreversível se nada for feito para o impedir.

A par desta questão encontra-se um rápido e inexorável envelhecimento da população, que afecta todo o país, embora se note mais no dito interior empobrecido, com as suas aldeias despovoadas e cafés com idosos a ver passar o tempo ao ritmo lento dos dias sem crianças.

As estatísticas dirão que cada vez nascem menos crianças. Dirão também que cada vez as mulheres têm filhos mais tarde. Igualmente se poderá saber, perguntando por aí, que as pessoas não têm mais filhos porque não têm condições para o fazer. Não há protecção eficaz à maternidade neste país, onde os casais gastam uma considerável parcela do seu rendimento para pôr os filhos num infantário para poderem ir trabalhar, para não falar das outras despesas. Frequentemente as mulheres acabam por não trabalhar para poderem cuidar dos filhos.

Problema grave no país em geral, problema gravíssimo nas regiões do interior, onde ninguém quer viver porque não há trabalho, para além de tudo o que igualmente não há, como assistência médica, oferta cultural, para não falar de coisas mais básicas, como saneamento e rede eléctrica.

Não é preciso muita perspicácia para ver aqui um ciclo vicioso. Mais difícil será cortá-lo e revertê-lo. Ignorar o problema não será, de certeza, a forma correcta de o abordar, mas é o que sistematicamente tem sido feito, quer pelos governantes quer pela sociedade civil.