respublica

segunda-feira, abril 19, 2004

O ATEÍSMO É UMA CRENÇA? Levantou-se uma questão interessante, devido aos meus anteriores posts sobre o ateísmo. Algumas pessoas consideram que, ao contrário do que escrevi, o ateísmo não é uma crença.

Antes de mais, importa esclarecer que eu não disse que o ateísmo é uma crença religiosa. Disse apenas que é uma crença. Os ateus acreditam que Deus não existe. Claro que não se trata de uma crença religiosa, mas de uma crença absoluta na não existência de uma Divindade. É que os distingue dos agnósticos, que acreditam que o Homem não tem capacidade para conhecer o Absoluto.

E seguindo o conselho dos autores do referido blog, consultei um dicionário para saber com exactidão o significado dos diferentes termos em questão (a negrito estão os significados que considero relevantes neste contexto):

"Ateísmo: do Gr. a, não + Theós, Deus; s. m., doutrina que consiste na negação da existência de Deus; descrença."

Realmente, ateísmo é sinónimo de "descrença", no contexto religioso. Todavia, é também uma "doutrina".


E o que é uma "doutrina"?

"Doutrina: do Lat. doctrina; s. f., conjunto de princípios básicos, fundamentais, de um sistema religioso, político ou filosófico; catequese cristã; opinião de autores; norma, regra, preceito."

Portanto, sendo uma doutrina filosófica, o ateísmo possui um conjunto de princípios básicos na qual os ateus acreditam. Logo, existe uma determinada crença filosófica (acreditar=crer).


E o que é uma "crença"?

"Crença: do Lat. credentia; s. f., fé, lei religiosa; convicção; pendor para certa pessoa, desejo amoroso; credencial, crédito diplomático; pop., desconfiança, birra."

Sendo o Ateísmo uma doutrina que consiste na negação da existência de Deus, com um conjunto de princípios filosóficos fundamentais, nos quais os ateus acreditam com convicção, julgo poder dizer que se trata de uma crença.