respublica

quinta-feira, abril 15, 2004

EXECUÇÃO OU ASSASSINATO? O Público é, seguramente, o melhor jornal diário português. Mas isso não impede que, por vezes, contenha determinadas incorrecções. Por exemplo, li hoje o seguinte texto, numa notícia da edição online daquele jornal, referente ao bárbaro assassínio de um refém italiano por rebeldes iraquianos:

"(...) Fabrizio Quattrocchi tinha sido sequestrado, com outros três italianos, por um grupo que se auto-intitula Brigadas Verdes de Mahoma. Ontem, o grupo enviou um vídeo para a cadeia de televisão do Qatar Al-Jazira, que mostrava a sua execução, com um tiro na nuca (...)"

Mas Fabrizio Quattrocchi foi "executado" ou assassinado? No dicionário encontrei a seguinte definição da palavra "execução":

"Execução: do Lat. executione; s. f., acto ou efeito de executar, de levar a efeito; realização; cumprimento de sentença, depois de transitada em julgado."

Ora o infeliz italiano não foi julgado nem condenado por crime algum. Foi barbaramente assassinado por um bando de covardes. Os media têm que ter cuidado com estes pequenos pormenores, que são mais importantes do que aparentam à primeira vista.