respublica

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

CRISTO, O RADICAL (III) a respeito do meu post anterior sobre este assunto, o Alex escreveu o seguinte:

"(...) Deixando por agora o casamento, a castidade? Desde quando é que Cristo se preocupou com a castidade? Não estás a confundir com os estóicos, os papas, os padres e essa gente toda? Para mim, a castidade é influência grega e judaica (ambos detestavam mulheres, e os gregos eram "homossexuais" por aversão às mulheres, daí só terem sexo com mulheres para se reproduzirem...), não tendo nada a ver com Cristo! Ele nunca se preocupou com sexo! Sempre foi um "bom vivant" , bebendo bem e comendo melhor, na companhia de mulheres e pecadores, para escândalo dos apóstolos (que não o percebiam), fariseus e similiares."

E continua:

"(...) Aqui dei um salto! O que é isto? Cristo tinha uma moral sexual? É que não está nada na Bíblia! Ele não se preocupava com essas coisas! Tinha mais em mente! Os papas e os padres é que só pensam em sexo! São completamente obcecados!"

Não gosto deste tipo de discussão, citação contra citação. Todavia, neste caso não tenho alternativa. Vamos, então, por partes.

A respeito do matrimónio e da virgindade:

"Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. 10Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! 11Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente 12Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus." (Mat. 19, 9 - 12)

A respeito da castidade:

"(...) Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. 29Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena." (Mat. 5, 27-30)

Há ainda muitas outras passagens bíblicas que poderiam ser citadas. Por exemplo, Mat. 05, 32; Mat. 19, 18; Mc 10, 12; Mc 10, 19; Lc 12, 18; Lc 18, 20; Jo 8,4.

É óbvio que o cristianismo nascente foi influenciado por determinadas correntes filosóficas helenísticas. Mas parece-me evidente que o próprio Cristo foi bastante explícito na defesa da castidade e da indissolubilidade do matrimónio (salvo em caso de adultério). Concorde-se ou não.