respublica

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

BUCÉFALO era o cavalo preferido de Alexandre Magno, o maior conquistador da Antiguidade.

Quando o pai de Alexandre, o rei Filipe II da Macedónia, adquiriu Bucéfalo, o cavalo era tão bravo que ninguém conseguia montá-lo. Mas o jovem Alexandre, com apenas 12 anos de idade, não desistiu enquanto não conseguiu domar o animal.

Alexandre apercebeu-se que o cavalo tinha medo de sua própria sombra e também dos homens que dele se aproximavam. Sabendo isso, fez Bucéfalo ficar em direcção ao sol, dificultando-lhe a visão. Daí aproveitou para o montar. Depois de alguns coices, o cavalo acabou por acalmar, e Alexandre galopou em direcção ao seu pai que, profeticamente, afirmou: "deves procurar um reino à tua altura, meu filho. A Macedónia não é suficientemente grande para ti!". E, com efeito, não se enganava.

Alexandre e Bucéfalo tornaram-se doravante inseparáveis, existindo verdadeira amizade entre os dois. O cavalo, que acompanhara o dono na sua aventura asiática, morreu numa batalha contra o rei indiano Pórus. Foi sepultado com todas as honras militares e Alexandre - sentido com a morte do amigo - fundou a cidade de Bucephália em sua honra.