respublica

quarta-feira, outubro 29, 2003




A NORMALIDADE E A VULGARIDADE SEMPRE ME ASSUSTARAM, pelo que não posso deixar de concordar com o Virtualidades, quando este refere que "(...) a normalidade da vida é algo que aborrece e fatiga, a diferença e a originalidade é sem dúvida uma causa gloriosa que somente alguns procuram atingir!"

O Ser Humano precisa de construir uma identidade própria. As ideologias que nivelam tudo e todos por uma pretensa igualdade destroem o mérito individual. Numa sociedade democrática, tem que existir igualdade de oportunidades, na medida em que ninguém deve ser impedido de chegar onde as suas capacidades o permitem. Dificuldades de natureza económica ou social não devem obstar ao pleno desenvolvimento do Ser Humano. Ao Estado cabe zelar pela igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, para que ninguém fique "tolhido" por não ter meios para crescer enquanto Ser Humano.

No entanto, isso não significa que todos tenham as mesmas capacidades. As pessoas são diferentes entre si. Mais do que natural, a diferença é saudável.

Aplicando estas noções à actual situação do Ensino Superior - do qual faço parte, por ser estudante universitário - não posso deixar de concordar com a lei das prescrições. Se um indivíduo não consegue fazer um curso de 4 anos e menos de 9, por alegadas "dificuldades de aprendizagem", talvez não deva seguir esse curso... sob pena de se baixarem os padrões de qualidade e de mais tarde vir a ser um mau profissional, o que os prejudicará a si mesmo e a toda a sociedade.