respublica

quinta-feira, outubro 23, 2003




NÃO RESISTI A TRANSCREVER parte de um post do blog Lapsus Calami, a respeito de Tirésias, célebre adivinho da mitologia grega:

"O jovem Tirésias, passeando nos montes de Cilene, intervém para separar duas cobras que estavam a copular. Esta iniciativa valeu-lhe o acidente de se transformar em mulher. Passados sete anos, ao passar no mesmo local, voltou a encontrar as duas cobras a copular, e mais uma vez se intormeteu no meio delas, o que teve por consequência retomar o seu género de nascença.

Esta dupla vivência tornou-o habilitado a resolver uma disputa entre Zeus e a sua ciumenta mulher Hera, os quais debatiam sobre se seria o homem ou a mulher quem teria mais prazer no amor. Tirésias, sem qualquer hesitação, afirmou que se o amor se pudesse dividir em dez partes, a mulher tinha nove e o homem apenas uma. Tal resposta ecolerizou Hera (protectora das mulheres casadas), uma vez que Tirésias acabara de revelar o segredo do sexo feminino, pelo que o castigou cegando-o. Zeus para compensá-lo ofereceu-lhe o dom da profecia e uma vida longa."



Parece-me que a fábula de Tirésias nos ensina uma coisa muito simples: que saber demais pode ser perigoso, especialmente quando se trata de contrariar uma mulher ciumenta...;)