respublica

sábado, outubro 11, 2003




Esta é uma estátua do imperador romano Antonino Pio, leiloada recentemente pela Sotheby's. Não é dos Césares mais conhecidos, porque não foi um ditador notório. O seu serviço como cônsul na Itália e pró-cônsul na Ásia, levou o imperador Adriano a adoptá-lo como filho e sucessor em 138 D.C.. A estátua tem a face um homem maduro, nos seus 50 anos. Tem longos cabelos cacheados, barba cheia e bigodes, olhos profundos e testa sulcada.

Como o seu predecessor, Adriano, Antonino Pio é retratado com a barba de um filósofo, um sinal de que queria ser visto como um pensador.

Os imperadores romanos são, às vezes, tidos como tiranos, mas Antonino estava longe disso. Ele foi um administrador hábil e retraído, que evitava conscenciosamente o luxo e o desperdício e acreditava nas regras da lei. Teve uma equipa de especialistas em leis que o guiaram na revisão da legislação romana e é-lhe creditado o princípio de que todo o homem deve ser considerado inocente até prova em contrário.

Diferente da maioria dos imperadores romanos, Antonino amava loucamente a sua mulher. Um dos mais bem preservados monumentos do Fórum, em Roma, é o Templo de Antonino e Faustina, que foi construído em 141 A.C., em honra da sua esposa. Foi depois dedicado ao imperador na data de sua morte, em 161.

Num império de 150 milhões de pessoas, Antonino Pio foi capaz de manter a ordem através de todo o seu vasto território. Os historiadores, a começar por Gibbon ("Declínio e Queda do Império Romano"), são unânimes nos seus elogios ao carácter de Antonino Pio e ao sucesso do seu reinado. O seu reinado foi, inquestionavelmente, o mais pacífico e próspero da história de Roma.

Preparando a sua sucessão, ele deu a sua filha, também chamada Faustina, em casamento a Marco Aurélio, em 145. E designou o genro como sucessor. Marco Aurélio, que viria ter uma carreira lendária como um imperador-filósofo, tinha grande amor e respeito por Antonino. O catálogo da Sotheby´s cita um trecho das Meditações, de Marco Aurélio, que poderia servir como guia para um líder de qualquer era:

"Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afectação, um amigo da justiça, um adorador dos deuses, gentil, afectuoso, vigoroso nos actos bons", aconselha as ainda populares Meditações. "Faça tudo como um discípulo de Antonino. Lembre-se da sua constância em todos os actos que estavam conformes com a razão e sua imparcialidade em todas as coisas, e sua piedade, e a serenidade de sua tranquilidade, e sua doçura e seu desapreço pela fama vazia e seus esforços por entender as coisas."

A Sotheby´s vendeu esta estátua por cerca de 250 mil dólares americanos.