respublica

terça-feira, outubro 31, 2006

O CORAÇÃO DAS TREVAS Senti uma repugnância profunda pelo recente projecto do Governo segundo o qual vai ser permitida a troca de seringas nas prisões em benefício dos reclusos toxicodependentes. Fiquei estarrecido quando soube que também se tenciona criar "salas de chuto" nos estabelecimentos prisionais.
Estas propostas representam a rendição da nossa sociedade perante um dos maiores flagelos que nos oprimem. O consumo de drogas é um acto em que se destrói por completo a dignidade de um ser humano. Após séculos de combate contra a escravatura do Homem pelo Homem, está-se agora a perder o combate contra a escravatura do Homem por venenos que lhe degradam o organismo, que o afastam da família e dos amigos e que lhe roubam todos os prazeres da vida (desde um bom passeio no Parque da Peneda-Gerês até um namoro feliz com a pessoa que tanto amamos).
A ideia de facilitar o consumo de drogas nas prisões é grotesca: prende-se um sujeito por crimes relacionados com a droga e como punição ele é enviado para um sítio onde o consumo de droga não é totalmente inibido! Isto não faz sentido nenhum!
A única forma de proteger os reclusos dos malefícios da droga seria investindo nos recursos humanos e tecnológicos que permitissem capturar os sujeitos que traficam estupefacientes para o interior das prisões e que permitissem evidenciar as falhas de segurança do sistema.
Para já, a associação dos guardas prisionais recusa-se a aceitar a ideia da troca de seringas num ambiente em que o consumo de droga é proibido. Espero que consigam levar o seu protesto a bom porto e que recebam da sociedade portuguesa o necessário apoio para a sua causa.
RM