respublica

domingo, dezembro 11, 2005

MASOQUISMO O Mil Folhas de ontem traz uma entrevista a Sven Lindqwist, um escritor sueco que considera que a violência foi "a primeira exportação da Europa". Mais uma vez, regressa o velho mito do "bom selvagem" e a diabolização dos "brancos" gananciosos, corruptos e violentos. Sinceramente, começo a perder a paciência para ler estes masoquistas que só conseguem ver coisas negativas na nossa civilização. Além disso, parecem esquecer que a História não começou em 1500. E que a violência, as guerras de conquista, a intolerância religiosa, a escravatura, a tirania e mesmo o genocídio não foram inventados pelos europeus. Aliás, esquecem-se que nós fomos também vítimas de tudo isso por parte de outras civilizações. Parecem não compreender que a condição humana permanece imutável desde a Idade da Pedra... e que de lá para cá pode ter mudado a forma, mas não o conteúdo.

Lindqwist e outros querem fazer crer que o Ocidente é uma espécie de "cancro" que contaminou o resto do mundo, quase dando a entender que antes da expansão europeia, a Ásia, a África e a América desconheciam a opressão e a violência. Mas que dizer da crueldade dos senhores feudais chineses, dos régulos africanos, dos sultões turcos, dos reis incas e dos shoguns japoneses? E os extermínios de povos inteiros perpretados pelos Mongóis, Assírios e Babilónios? E as invasões da Europa e do mundo mediterrânico pelos Árabes, Germanos e Eslavos?

P.S.: Interrogo-me se Lindqwist saberá que os escravos foram uma das "primeiríssimas" exportações da Europa, muitos anos antes da "violência" que refere. Durante séculos, milhares de europeus foram "exportados" como escravos para o Médio Oriente e para o Norte de África.