respublica

quinta-feira, dezembro 01, 2005

EVOLUÇÕES São muitos os que se interrogam como é que Mário Soares passou de "patriarca da Nação", a quem tudo se perdoava com um sorriso condescendente, para começar a ser visto como uma espécie de avô "gagá", por quem se tem muito respeito mas que já não se leva a sério. De facto, pela primeira vez em 20 anos - durante os quais sempre soube manobrar a comunicação social - Soares começou a ter "bad press". E porquê?

Parece-me que por uma razão em especial: desde que abandonou Belém, Soares radicalizou-se progressivamente. Adoptou um discurso anti-globalização e anti-americano mais próximo do Bloco de Esquerda que do PS; tornou-se arrogante e até mal educado (caso do célebre comentário a respeito de Nicole Fontaine); agiu não raramente como se fosse dono e senhor da democracia portuguesa; e mais grave, deixou de compreender o mundo.

Têm razão aqueles que rejeitam o argumento da idade como obstáculo para Soares ser eleito presidente. De facto, e felizmente, Soares mantém uma vitalidade invejável. O problema é que as suas ideias não acompanharam a evolução dos tempos.