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segunda-feira, fevereiro 07, 2005

O PODER DA COMUNICAÇÃO SOCIAL O PSD sabe, através de todos os estudos de opinião e sondagens que têm sido divulgadas, que o PS parte para a campanha com uma clara vantagem. Mas sabe também que lá vai o tempo em que as eleições se ganhavam no terreno, terra a terra, casa a casa, porta a porta, em contactos com as populações e sessões de esclarecimento. Sabe igualmente o quanto hoje a política se joga no palco da comunicação social e como é determinante não a forma como corre a jornada de campanha em si, mas como a imagem que passa na televisão desse dia de campanha ou desse evento de campanha.

O excerto é deste artigo, na edição online do Público, e reflecte, de alguma forma, uma preocupação que tenho vindo a ter, nos últimos tempos - tendo a comunicação social o poderio na gestão de opiniões que tem, será lícito bombardeá-la, diariamente, com os comentários dos pseudo-analistas, supostamente pessoas bem informadas, bem pensantes e isentas, quando sabemos, de antemão, que estes pendem para determinado quadrante político e que vão, inevitavelmente, influenciar o sentido de voto de algumas pessoas? Pior, muitas vezes, estes (não) isentos comentadores são, basbaque, jornalistas no activo!