respublica

segunda-feira, setembro 27, 2004

VELHOS ESCRITOS (I) Em Junho do ano passado, "postei" o seguinte texto neste blog. Foi o post inaugural, e encontra-se já algo datado, mas continuo a pensar de igual modo:

"Elogio aos desalinhados

Diz-se que o português típico é acomodado e egoísta, preocupando-se apenas com o interesse próprio e deixando para segundo plano o bem comum. A causa pública é a causa dos outros, e não a causa que também é dele. Não sei se esse estereótipo será adequado, mas vejo que existe uma falta de civismo dos portugueses em geral, que se reflecte em questões como o respeito pelo Estado ou a defesa do ambiente, entre outras. Todos criticam os empresários ou os políticos desonestos, mas todo o português que se preze foge aos impostos. Todos criticam as empresas poluidoras do ambiente, mas todos atiram para o chão o seu maço de tabaco vazio.

O português típico é também avesso a riscos; prefere ter uma pomba na mão do que duas a voar. Cautelas saudáveis de um povo inteligente, dirão alguns. Receios estúpidos de gente mesquinha e medrosa, sem garra e ambição, dirão outros.
Ser dinâmico e ousado, em Portugal, é ser um "desalinhado", por destoar do cizentismo dos seus concidadãos. O ânimo dos desalinhados incomoda aqueles que sofrem de cinismo crónico. Como refere Francesco Alberoni no seu magnífico "Esperança", nada incomoda mais a um cínico do que alguém com entusiasmo, porque este constitui uma ameaça à sua posição social. E daí que tente, a todo o custo, abafar esse entusiasmo que existe nos outros. O cínico sabe que nunca teria capacidade para sentir esse entusiasmo que dá côr e vitalidade à condição humana. O cínico inveja o desalinhado que ousa sonhar com um mundo melhor, porque há muito que ele próprio perdeu o dom de sonhar. O cínico limita-se a fazer o que a sociedade lhe pede, pensando por isso que tem direito a mais recompensas do que aqueles que trilham o seu próprio caminho. Mas são geralmente aqueles que ousam trilhar o seu próprio caminho que conseguem mudar a sociedade para melhor. Contudo, o cínico não vê isso... prefere caluniar ou atacar quem é diferente, especialmente se esse alguém tem sucesso a nível social ou profissional.

Fala-se muito do mal de Portugal. Alguns pôem as suas esperanças na mudança de governo. Mas não creio que a solução passe por aí. O mal de Portugal é um mal civilizacional, ligado à mentalidade dos portugueses. O mal de Portugal é o facto de o Cinismo ter sido promovido à categoria de valor social. Os portugueses têm de redescobrir os verdadeiros valores, que sempre existiram na nossa cultura mas que nunca foram suficientemente estimados."