respublica

terça-feira, março 16, 2004

SONDAGEM POLITICAMENTE INCORRECTA... A notícia é do Público e, como bem referiu o Nuno Gouveia, "(...) curiosamente não tem sido muito explorada em Portugal... Se os resultados fossem ao contrário, seria de certeza tema de primeira página". Aqui fica um excerto:

" A maioria dos iraquianos acredita que a sua vida melhorou desde que o antigo ditador Saddam Hussein saiu do poder. Esta conclusão resulta de um inquérito a 2500 iraquianos, realizado a pedido de um conjunto de estações de televisão internacionais que inclui a inglesa BBC, a norte-americana ABC News, a alemã ARD e a japonesa NHK. Os resultados são divulgados no dia em que passa um ano sobre a cimeira dos Açores, onde Blair, Bush e Aznar decidiram invadir o Iraque à revelia do Conselho de Segurança da ONU.

Quase metade dos inquiridos (49 por cento) concordou com a invasão do seu país pela coligação liderada pelos Estados Unidos, contra 39 por cento que se manifestaram contra.

À pergunta sobre se a vida dos iraquianos tinha melhorado depois da queda do regime de Saddam, 57 por cento responderam afirmativamente, contra 19 por cento que disseram que piorou. Para 23 por cento dos inquiridos as condições de vida no país permaneceram iguais às do tempo do antigo ditador.

Sobre o futuro próximo, os iraquianos mostraram-se mais optimistas, com 71 por cento a dizerem que a situação vai melhorar, contra seis por cento que acham que as coisas vão piorar. Nove por cento dizem que tudo vai ficar na mesma."


O resto da notícia pode ser lido aqui.