respublica

quinta-feira, setembro 11, 2003

11 DE SETEMBRO (II) O terrorismo tem que ser eliminado, e isso só se consegue de duas formas: primeiro, destruíndo os seus mentores e executores (não se pode negociar com esta gente); segundo, criando condições para que a democracia se instale nos países do Médio Oriente, de modo a melhorar as condições de vida das populações, com estados de direito que lhes garantam a igualdade de oportunidades e as liberdades cívicas.

No caso de Israel/Palestina, parece-me claro que a única forma de resolver a questão é dividir o território e instalar uma força internacional de manutenção de paz. Os EUA terão de aceitar isso, mais tarde ou mais cedo... e no dia em que isso acontecer, também Israel aceitará.

No caso do Iraque, uma retirada da coligação seria desastrosa, deixando o país entregue à guerra civil. Há que vencer os partisans de Saddam e instalar um regime democrático, nem que isso demore 20, 30 ou 40 anos. Mais que o futuro do Iraque, é o futuro do Ocidente que ali se joga. Uma retirada americana e a instalação de um regime hostil geraria duas coisas: instabilidade internacional, pelo facto de a principal potência voltar ao isolacionismo; controlo dos recursos energéticos (que pertencem aos iraquianos, mas para usufruto de toda a Humanidade) por um regime hostil.

No caso do Afeganistão, creio que têm sido dados passos importantes para a normalização da vida no país. Já esteve pior, embora muito tenha que ser feito.

E agora me vou, que tenho exame amanhã:)