respublica

sexta-feira, setembro 02, 2005

OPINIÕES O Opinião Pública, da SIC Notícias, é um excelente programa. Mas não consigo deixar de rir com alguns dos comentários que nele se ouvem. Na altura em que escrevo, uma senhora fala das "contrapartidas entre a América e a Alemanha", na 2ª Guerra Mundial, "que estão agora a descobrir-se". Não tarda, começam a acusar os EUA de ter provocado a segunda guerra mundial. Este delírio colectivo começa a ser preocupante.

Num programa que tem como tema a tragédia de Nova Orleães, as pessoas que telefonam só falam de George W. Bush, da guerra do Iraque e dos meios que a América terá para combater este tipo de coisas (como se fosse possível vencer e escapar 100 por cento incólume a fenómenos naturais desta amplitude...).

Se as vítimas de fenómenos naturais são pessoas pobres do Sudeste Asiático, apela-se à solidariedade internacional; se forem americanos, contudo, a atitude é mais do género "eles que são ricos que se arranjem". É ainda a velha visão maniqueia e "rousseauniana" de ricos=patifes, pobres=justos. E em todo o caso, se acontecem tragédias como tsunamis ou furacões, a culpa é apenas da América, essa poluidora descarada, como se as chaminés das fábricas e refinarias da China, da Rússia e da Europa cheirassem a água de rosas.

Se bem me lembro, aquando do tsunami que afectou a Ásia, no ano passado, um certo senhor que é hoje candidato presidencial disse mesmo que era a "vingança da natureza" face às agressões de que é vítima, associando-lhe a não ratificação do tratado de Quioto por parte dos EUA. Evidentemente, um tsunami é um fenómeno natural provocado por um sismo e não pela acção do Homem, esse ser insignificante que, no fundo, é apenas uma pulga no dorso de um elefante. Mas até os tsunamis servem para quem quer acusar a América de tudo e mais alguma coisa.