respublica

sexta-feira, abril 01, 2005

DIGNIDADE Perante o sofrimento de um doente terminal, é fácil apelar à "dignidade", remetendo o infeliz e a sua triste condição para longe da vista. Porque estando longe desta, também se encontra distante do coração. E isto porque a nossa sociedade não consegue aceitar o sofrimento, a dor e a morte.

O "politicamente correcto" diz-nos que a vida só faz sentido se formos "felizes", de acordo com os padrões de uma sociedade minada pelo hedonismo e pelo consumismo. Por este ponto de vista, quem não é jovem, belo, rico e saudável não pode ser feliz.

É esta corrente que vem ao de cima quando certas pessoas apelam a que o Papa possa "morrer com dignidade". Pois pergunto a essas pessoas: existirá maior dignidade do que aceitar o sofrimento com coragem e resignação, sem nunca abandonar a missão que dá sentido à nossa vida?

___________________

PS: A quem incomodava a situação de Terri Schiavo? Se realmente não tinha actividade cerebral, não estava em sofrimento. Talvez se deva colocar a questão ao contrário: quem beneficiou com a sua morte?