respublica

sexta-feira, fevereiro 13, 2004




"(...) E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam." (Mat. 26, 47-50)

SEXTA FEIRA 13 (I) Como todos sabemos, a superstição popular considera aziago este dia. Uma das explicações para que assim seja reside em acontecimentos centrais da crença cristã, narrados nos Evangelhos: a Última Ceia e a traição de Judas.

Eram treze os comensais na Última Ceia, ou seja, Jesus e os Doze. Ora um deles, Judas Iscariotes, entregou Cristo aos que o perseguiam. Daí que se considere que dá azar ter treze pessoas numa mesa. Quanto à sexta feira, a origem da superstição que lhe foi associada residirá no facto de Jesus ter sido crucificado nesse dia.

Para concluir, resta dizer que li algures que na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava a quantidade treze era a mesma usada para a palavra "morte". Não sei se tal será verdade, mas aqui fica o apontamento. Talvez o Nuno Guerreiro saiba algo a este respeito.