respublica

quarta-feira, dezembro 31, 2003




MUNDO PORTUGUÊS O Causa Nossa reproduziu um post publicado no blog moçambicano Maschamba, a respeito da habitual frase com que José Alberto Carvalho termina as emissões diárias do Telejornal, e que tomei a liberdade de aqui transcrever:

"José Alberto Carvalho é locutor da televisão estatal portuguesa. Nela apresenta o telejornal. Que tenha eu reparado há pelo menos um ano e meio que termina a sua função, algo impante até, com a reclamação de que emitiram para todo "o mundo português". A primeira vez que tal ouvi nem quis acreditar. Foi-o, talvez por coincidência ou talvez não, no momento da conferência de chefes de Estado do CPLP no Brasil. Acredito que entusiasmado por tão magno acontecimento se lembrou ele (ou o editor) de tal expressão: "o mundo português". Terá sido o "inconsciente colectivo"nele(s) brotado, ali a querer apagar a história? (...) este "mundo português" do qual se despede, impante repito, todas aquelas noites é-lhe decerto mais parecido com aquele império que se expôs em 1940."

Também já tinha reparado neste curioso hábito de José Alberto Carvalho. Considero absurdo pensar que ele seja um saudosista do Império, mas não faço ideia do que o leva a finalizar o telejornal com esta frase; talvez lhe tenha achado graça, ou considere cool terminar com tal expressão. Ou talvez se refira às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, e não aos tele-espectadores dos PALOP. Mas em todo o caso, talvez fosse boa ideia substituir "mundo português" por "mundo lusófono", para não se ferirem susceptibilidades.