respublica

segunda-feira, novembro 17, 2003

GOVERNO VS. ADMINISTRAÇÃO já repararam que, cada vez mais, o termo "governo" tem sido substituído por "administração" no discurso de políticos, académicos e jornalistas? É sabido que nos EUA o termo "administração" sempre foi usado. Mas não na Europa. Mete-me um pouco de impressão ouvir falar na "administração Aznar", "administração Blair" ou "administração Chirac"...

Bem sei que as duas palavras podem ser consideradas sinónimos, mas creio que devem ser empregues em contextos diferentes. Para desfazer as dúvidas, fui ao dicionário:


Administração: do Lat. administratione, s. f., acção de administrar; governo; gestão de negócios públicos e particulares; conjunto de normas destinadas a ordenar e controlar a produtividade e eficiência tendo em vista um determinado resultado; conjunto de indivíduos cuja função é a de gerir ao mais alto nível uma empresa, instituição, etc.; local onde estão instalados os serviços administrativos.


Governo: de governar; s. m., acção de governar ou dirigir embarcação; por ext. leme, governalho; acção de governar, de dirigir, reger ou conduzir; administração, gestão superior; Política: poder executivo ou o conjunto de indivíduos que administram superiormente um Estado (grafado com inicial maiúscula); ministério (grafado com inicial maiúscula);regime, sistema ou modo por que se rege um Estado (grafado com inicial maiúscula); território da jurisdição de um governador; período de tempo em que alguém governou; reinado; regência; directriz, norma, regra; poder, mando, comando; domínio, senhorio, superioridade; depósito das águas das salinas; comporta entre os reservatórios das marinhas de sal.