respublica

quarta-feira, julho 09, 2003

PARALELISMOS HISTORICOS É frequente comparar os Estados Unidos à Roma Imperial. Tal como o império dos césares impôs ao mundo a Pax Romana, os states impõe ao mundo a Pax Americana. As semelhanças entre os dois impérios sao imensas, entre as quais podemos referir: domínio das rotas comerciais e dos pontos estratégicos; supremacia militar sobre todos os rivais e aliados; capacidade de intervenção global; domínio do poder político por parte de uma minoria poderosa e esclarecida (creio que a república americana é quase tao oligárquica como a respublica romana); vanguarda da tecnologia.

Mas ao mesmo tempo que podemos comparar a América à Roma Imperial, podemos tambem estabelecer uma analogia entre a Europa actual e a Grécia dos seculos III, II e I a.C. A Grécia estava dividida em inúmeras cidades-estado, pelo que era presa fácil para os seus vizinhos orientais (persas, sírios, macedónios e pônticos). Roma interviu em defesa das liberdades gregas, quando os selêucidas e os macedónios invadiram a Grécia. Expulsos os invasores, voltaram as divisões e as insurreições, pelo que os romanos se viram forçados a anexar o pais.

Claro que o interesse romano era, antes de mais, impedir o avanço dos orientais na direcção da Itália e manter intactos os seus interesses comerciais na Grécia e Ásia Menor. Tal como os americanos vieram em defesa da Europa contra os Nazis por saberem que uma Europa dominada pelos alemães seria mais tarde uma séria ameaça.