respublica

terça-feira, julho 15, 2003

HERMAN SIC Não costumo ver o programa do Herman José. Não gosto do estilo que tem caracterizado os seus programas desde o "Herman 98". É um homem inteligente, sem dúvida, e um artista talentoso. Adorava os fantásticos "Hermanias", "Tal Canal", "Herman Enciclopédia", etc... mas não gosto dos talk shows do Herman. Baseiam-se na bajulação e culto da personalidade das figuras públicas. É triste ver como políticos, artistas, desportistas ou figuras do nosso provinciano jet set quase fazem fila para ir ao programa do Herman. Irrita-me esse ambiente reverencial em que meia dúzia de medíocres elogiam o trabalho medíocre de outros tantos medíocres. O Eça ficaria maravilhado.

Também não gosto de certas atitudes do Herman, como dizer que "(...) a Justiça devia ter em conta o facto de muitas pessoas atestarem o bom carácter do Carlos Cruz". Não sabe ele que a Justiça deve ser cega? E que num país de compadrios e lobbies, os mais poderosos têm sempre quem lhes ateste o seu bom carácter?

Mais se poderia dizer sobre o programa (piadas de mau gosto, etc), mas este post tem outra razão de ser. Contaram-me que no passado domingo o Herman Sic teve a presença do indivíduo conhecido pela alcunha de "emplastro", que ficou célebre por aparecer em todos os directos, "colando-se" aos repórteres. Pelo que me contaram e segundo o blog virtualidades, o Herman terá amplamente gozado o homem. Conseguir audiências à custa da ridicularização de deficientes mentais é triste. Mais que triste, é baixo.